Friday, August 24, 2007

24.08.2007 (Sexta-f) - Em Lisboa ainda: ida à Biblioteca Nacional

Hoje no Terreiro do Paço reparei o quanto, no Rio de Janeiro, o mesmo Terreiro do Paço (hoje Praça 15 de Novembro) lembra formalmente aquele. Abertos para o rio, o quadrado delimitado por edifícios administrativos e comerciais, têm uma escala muito semelhante.
Na Biblioteca Nacional estava à procura de uma tradução do mapa de Mateus Fernandes do Funchal do séc. XVI por Rui Caritas. Neste já se consegui identificar a estrutura urbana da cidade. Curiosamente estruturas religiosas, residenciais, infra-estruturais e cívicas eram mapeados da mesmo forma que a estrutura produtiva da cidade, tais como hortas, vinhas e canas. Em todas as fotos que tinha visto tanto a Funchal como Ponta Delgada pareciam-me extremamente verdes e repletos de ribeiros. Agora estava curiosa acerca das suas diferenças. Um dado que poderia ser importante nesta diferença é que Funchal tinha sido (tal como o Algarve) o maior produtor de açúcar no século XV. Inversamente a Ponta Delgada cujo clima instável não tinha facilitado uma produção fértil da cana-de-açúcar. Isto poderia marcado a urbanidade das duas cidades diferentemente.
Pouca informação cartográfica e iconográfica do Funchal e Ponta Delgada encontrei. Decerto que enquanto nestas cidades iria ser mais fácil encontrar informação disponível nas respectivas instituições. Mais, ainda não sabia do que estava à procura...