Thursday, August 23, 2007

23.08.2007 (Quinta-f) - Em Lisboa: ida ao Arquivo do Instituto Ultramarino

Hoje passei o dia no Arquivo Ultramarino. No Brasil tínhamos encontrado bastante informação cartográfica acerca das cidades que visitámos, contrariamente ao que tinha pensado. Estes dias em Lisboa tinham sido programados para visitar este Instituto e a Biblioteca Municipal para alguma investigação extra na qual me sentia particularmente curiosa. Mas acabei por me concentrar sobretudo nas cidades do Funchal e Ponta Delgada pois queria ir com algumas bases acerca da história que me eram quase completamente desconhecidas. Pouco informação recebi, excepto alguns livros de história e alguns mapas (lindíssimos) de outras cidades. Porém, como gosto imenso de mapas deixei-me estar até ao final do dia em que desfolhava os mapas um a um notando no precioso detalhe e refinada representação. Hoje, utiliza-se o computador com inúmeras possibilidade para errar. Utiliza-se o undo e resolve-se o problema. Quantas vezes penso que tenho um “undo” na minha vida ? Quando me engano com algo que digo ou alguma coisa que faço... Onde está o “undo”? Isto talvez me esteja dizendo que passo demasiadas horas ao computador onde a linguagem deste se dissolve com a minha.